13 de outubro de 2008

Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realiza concerto amanhã (14/10) no projeto “Medicina em Concerto”.

Data: 14 de Outubro de 2008 – terça-feira
Horário: 20:30 h
Local: Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG
End.: Entrada pela Rua 235, Setor Universitário
Entrada Franca


PROGRAMA

Paul Abraham DUKAS – Fanfarra de ‘’La Péri’’
Laiana de Oliveira – Peça I, da série “Peças Didáticas’’ (primeira audição)
Luigi BOCCHERINI – Sinfonia em Ré Maior
Henrique OSWALD – Serenata
Orestes FARINELLO – Noturno para Violoncelo e Orquestra
Rudolf MAROS – Sinfonieta nº. 1 para Orquestra de Câmara


Solista: Arthur Cavalcante Vilaffane
Regência: Classe de Regência Instrumental (Curso Técnico) do Maestro Eliseu Ferreira – Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás apresenta no dia 14 de outubro, às 20:30 h, no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG (Entrada pela Rua 253, Setor Universitário), com entrada franca, o XXIII Concerto de sua Temporada 2008.

A realização é do Governo de Goiás, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Secretaria da Educação, com o apoio da Faculdade de Medicina da UFG, do Programa Bolsa Orquestra e da Associação de Amigos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.

O solista será o violoncelista Arthur Cavalcante Villafane. Na direção, teremos 10 alunos da Classe de Regência Instrumental do maestro Eliseu Ferreira, um dos Cursos Técnicos implantados recentemente no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França. Neste concerto, que será realizado no formato “didático”, com explicações sobre as obras e o papel do regente, os alunos se revezarão na regência da orquestra, num programa preparado especialmente para a ocasião.

O Curso Técnico em Regência Instrumental do CEP em Artes Basileu França é o primeiro curso regular no gênero em Goiás. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Estado, que tem vivenciado, nos últimos anos, um amplo crescimento da atividade musical, com reflexos positivos nas suas mais diversas manifestações. No campo da música “clássica” esse desenvolvimento tem se mostrado de forma ainda mais intensa, resultando no surgimento de diversos grupos musicais de amadores e de profissionais. O objetivo desse curso é formar e qualificar profissionais que se dediquem especificamente às funções de liderança / regência de orquestras, corais, bandas e outros grupos instrumentais, possibilitando a manutenção, desenvolvimento e ampliação das atividades musicais dos mesmos.

Esse será o XXIII Concerto da Temporada 2008 da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Nesse ano a orquestra está preparando o mínimo de um programa diferente a cada mês. Em cada concerto a orquestra conta com a participação de solistas convidados ou solistas integrantes do próprio grupo. O objetivo é proporcionar experiência significativa à orquestra, possibilitando seu crescimento técnico e artístico. A realização dos concertos, para o grupo de estudantes, é a última fase do trabalho didático que é realizado frente ao repertório. Dessa forma, além de contribuir para a formação profissional de jovens músicos, a orquestra contribui com a cultura musical de Goiás através da realização desses concertos. Assim, espera-se também manter sempre vivo o interesse do público, visando a formação de novas platéias para a música de concerto em nosso Estado.


A ORQUESTRA
Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida nos grupos A, B e C, totalizando 170 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Tem realizado uma grande quantidade de concertos em Goiânia e sua região metropolitana, além de cidades como Anápolis, Ceres, Brasília, Goianésia, Cidade de Goiás, Caldas Novas, Pirenópolis, Morrinhos, Brasília, dentre outras. Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, como Emílio de César, Ângelo Dias, Mark Cedel, Lucia Barrenechea, Eudóxia de Barros e Martin Tuksa. Sua programação de concertos é variada e inclui estréias regulares de novas composições, algumas delas dedicadas à própria orquestra. O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás através da Secretaria de Educação no ano de 2005. Esse programa consiste no repasse mensal de auxílio financeiro a cem integrantes das Orquestras A e B, objetivando fornecer aos mesmos as condições básicas para seu desenvolvimento profissional.

MAESTRO ELISEU FERREIRA
Natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística, Bacharel em Clarineta e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta na Escola de Música de Brasília e também na Universidade de Brasília na classe do prof. Luiz Gonzaga Carneiro. Estudou regência com o Maestro Emílio de César por vários anos. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Roberto Minczuk, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Além de clarinetista, foi também Regente Assistente da Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi o Regente Titular da Orquestra Jovem de Goiás, da Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia e da Banda Sinfônica do CEFET-GO. Trabalhou como Assistente do Maestro Emílio de César no Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-CE por vários anos. Foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Goyazes de 1999 a 2003, grupo que passa a dirigir novamente em 2008. Realizou estréias de obras de compositores como Estércio Márquez, Fernando Cupertino e Kjel Mork Karlsen. Foi Regente Adjunto da Orquestra Sinfônica de Goiânia de 2003 a 2005. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático, realizando séries de concertos em todo o Estado de Goiás. O trabalho realizado frente a esse grupo foi fator decisivo na elaboração e aprovação do Programa Bolsa Orquestra, que é um incentivo do Governo do Estado voltado para a formação de novos talentos, lançado em 2005 na Cidade de Goiás. Tem também colaborado com a Orquestra Sinfônica de Goiânia na direção de alguns concertos realizados na capital.

Nenhum comentário: