17 de setembro de 2008

Próximos Concertos

Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e Corais Convidados realizam três Concertos em Goiânia, sob a regência de Ângelo Dias.


1) Data: 23 de Setembro de 2008 – terça-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Goiânia
End.: Av. Tocantins, esq. com Av. Anhanguera, Centro
Entrada Franca


2) Data: 24 de Setembro de 2008 – quarta-feira
Horário: 20h
Local: Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística
End.: AV. T 10 com T 11, Praça T24, Setor Bueno
Entrada Franca


3) Data: 29 de Setembro de 2008 – segunda-feira
Horário: 20h
Local: Paróquia São Francisco de Assis
End.: 9ª Avenida, nº. 111, Setor Leste Universitário
Entrada Franca


PROGRAMA

Abertura da ópera “A Flauta Mágica”
Wolfgang Amadeus MOZART


Abertura “Egmont”, Op. 84
Missa em Dó Maior, para Solistas, Coro e Orquestra, Op. 86
Ludwig Van BEETHOVEN


Solistas: MARÍLIA ÁLVARES, soprano
RITA MENDONÇA, mezzo-soprano
ERLON GOUVÊA, tenor
EDSON MARQUES, barítono

Participação dos corais: Madrigal Altri Canti (Centro Livre de Artes)
Coro Sinfônico de Goiânia – FOSGO

Regente Convidado: ÂNGELO DIAS


Release
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás apresenta no dia 23 de setembro, às 20h, no Teatro Goiânia, com entrada franca, um dos concertos mais esperados dentro de sua Temporada 2008.

A realização é do Governo de Goiás, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Secretaria da Educação, em parceria com a AGEPEL (Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico), com o apoio da Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia (FOSGO), Centro Livre de Artes, Programa Bolsa Orquestra e Associação de Amigos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.

Sob a batuta do maestro convidado Ângelo Dias, a orquestra executará, na primeira parte do programa, duas aberturas famosas: a abertura da ópera ”A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a abertura ”Egmont”, de Ludwig Van Beethoven. Na segunda parte do programa, as 60 vozes do Coro Sinfônico de Goiânia e do Madrigal Altri Canti se unem aos 70 músicos da orquestra na execução, pela primeira vez integralmente em Goiás, da Missa em Dó Maior, também do grande compositor alemão Ludwig Van Beethoven.

Como solistas termos nomes consolidados no cenário musical de Goiás: a soprano Marília Álvares, a mezzo-soprano Rita Mendonça, o tenor Erlon Gouvêa e o barítono Edson Marques.

Trata-se de um programa de bastante interesse artístico e que agrada facilmente aqueles que não têm muito contato com a música clássica, bem como aqueles que a ouvem frequentemente. A duração do espetáculo é de 1 hora e 30 minutos.

O mesmo programa será executado também em duas outras ocasiões: no dia 24, ás 20h, na Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística (Setor Bueno); no dia 29, ás 20h, na Paróquia São Francisco de Assis (Setor Universitário).

Esse será o XVII Concerto da Temporada 2008 da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Nesse ano a orquestra está preparando o mínimo de um programa diferente a cada mês. Em cada concerto a orquestra conta com a participação de solistas convidados ou solistas integrantes do próprio grupo. O objetivo é proporcionar experiência significativa à orquestra, possibilitando seu crescimento técnico e artístico. A realização dos concertos, para o grupo de estudantes, é a última fase do trabalho didático que é realizado frente ao repertório. Dessa forma, além de contribuir para a formação profissional de jovens músicos, a orquestra contribui com a cultura musical de Goiás através da realização desses concertos. Assim, espera-se também manter sempre vivo o interesse do público, visando a formação de novas platéias para a música de concerto em nosso Estado.


O MAESTRO
ANGELO DIAS desenvolve ampla atividade profissional no campo da música vocal, seja como cantor, regente ou professor, com um repertório variado que inclui óperas, oratórios, missas e cantatas. Já atuou como solista com regentes como Helmuth Rilling (Alemanha), Daisuke Soga (Japão), Francis Graffeo (USA) e Thomas Sommerville (USA), além de nomes do cenário nacional como Norton Morozowicz, Sílvio Barbato, Emílio de César e Carlos Alberto Figueiredo. Seus concertos de câmera e recitais são dedicados tanto ao Lied e à Mélodie quanto à canção de arte brasileira, sendo que, em 2004, cantou em primeira audição mundial o ciclo “Sete Poemas de Amor de Robervaldo Linhares”, do compositor Almeida Prado. Sua atuação no campo da ópera inclui Il Combattimento di Tancredi e Clorinda (Il Testo), Il Barbiere di Siviglia (Figaro), Le Nozze di Figaro (Il Conte), I Pagliacci (Silvio), La Bohème (Marcello), La Traviata (Germont), Il Campanello (Enrico), Amelia al Ballo (Il Marito), The Medium (Mr. Gobbineau) e L’Amico Fritz (Il Rabbino). Desde o início de sua carreira, atua profissionalmente como regente à frente de diversos grupos vocais e instrumentais, entre eles o Coral do Estado de Goiás e a Camerata Vocal de Goiânia, executando um amplo repertório que inclui a música coral a cappella e obras sinfônicas. Nos Estados Unidos, como bolsista das duas universidades onde cursou mestrado e doutorado, regeu em tempo integral o University Singers da University of Wyoming e o Coro Masculino da University of Oregon. Desde 2000, presta consultoria como regente convidado do Coro da Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia. Foi professor convidado nos festivais de música de Londrina (2000 e 2007), Bebedouro (2004), no VI e VII Univerão em Canto, da Universidade Católica de Recife (2005 e 2006), na II Semana da Música da UEM, em Maringá (2005), e na II Mostra de Canto Lírico de Maceió (2005). Em 2004, atuou como preparador musical e regente da montagem da ópera O Guarany, de Carlos Gomes (produção da Universidade Federal de Uberlândia), espetáculo que percorreu diversas cidades mineiras. Foi também conferencista e recitalista no I Encontro da Canção Brasileira, promovido pela UFMG em 2004, e na II Semana do Canto de Uberlândia (2006). Ainda em 2006, foi presidente da comissão julgadora do 10º MARACANTO /Concurso Internacional de Canto, em São Luis (MA). Em 2007, a convite do Ministério da Educação, foi consultor para a elaboração do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos em Música, tendo ainda atuado como regente e professor do Painel de Regência da FUNARTE em Cuiabá. Angelo Dias é Doutor em Artes Musicais (DMA, Canto e Regência Coral) pela University of Oregon (USA), Mestre em Música (MM, Canto) pela University of Wyoming (USA), e Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é professor dos cursos de Graduação e Mestrado na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

A ORQUESTRA
Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida nos grupos A, B e C, totalizando 150 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Tem realizado uma grande quantidade de concertos em Goiânia e sua região metropolitana, além de cidades como Anápolis, Ceres, Brasília, Goianésia, Cidade de Goiás, Caldas Novas, Pirenópolis, Morrinhos, dentre outras. Em 200janeiro de 2006 realizou, com muito sucesso, um concerto na programação oficial do 28º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, como os maestros Emílio de César e Mark Cedel, as pianistas Lucia Barrenechea e Eudóxia de Barros e os violinistas Luciano Pontes, Ivan Quintana e Martin Tuksa. Sua programação de concertos é variada e inclui estréias regulares de novas composições, algumas delas dedicadas à própria orquestra. O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás através da Secretaria de Educação no ano de 2005. Esse programa consiste no repasse mensal de auxílio financeiro a cem integrantes das Orquestras A e B, objetivando fornecer aos mesmos as condições básicas para seu desenvolvimento profissional.

Nenhum comentário: