19 de outubro de 2008


Concerto em Homenagem aos 75 anos de Goiânia

1) Data: 22 de Outubro de 2008 – quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Goiânia
End.: Av. Tocantins, esq. com Av. Anhanguera, Centro
Entrada Franca (as senhas serão distribuídas gratuitamente 1 hora antes do concerto)

2) Data: 24 de Outubro de 2008 – sexta-feira
Horário: 11h
Local: Teatro Goiânia
End.: Av. Tocantins, esq. com Av. Anhanguera, Centro
Entrada Franca (as senhas serão distribuídas gratuitamente 1 hora ante do concerto)


PROGRAMA

Estércio Marquez CUNHA – Variações para Orquestra

Dmitry KABALEVSKY – Concerto nº. 3 para Piano e Orquestra

Antônio CARLOS GOMES – Abertura da Ópera “O Guarani”

Piotr Ilich TCHAIKOVSKY – Abertura Solene 1812


Participação especial da Banda Marcial Jaime Câmara

Solista: ANA MORAIS JORGE RIBEIRO, piano

Regente: ELISEU FERREIRA

O Governo de Goiás, através das Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e Agência Goiana de Cultura – AGEPEL realiza dois concertos em homenagem aos 75 anos de Goiânia. O primeiro será realizado no dia 22 de Outubro às 20h no Teatro Goiânia. O mesmo programa será repetido no dia 24 de Outubro às 11 h da manhã no mesmo local. Todos os dois concertos terão entrada franca, mas é preciso retirar gratuitamente uma senha a partir de uma hora antes de cada espetáculo.

Nesse espetáculo estarão reunidas as duas orquestra mantidas pelo Governo de Goiás: A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (Secretaria da Educação, Secretaria de Ciência e Tecnologia), e a Orquestra de Câmara Goyazes (Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico – AGEPEL). É uma oportunidade para verificar o resultado da força e talento dos jovens músicos da Orquestra Jovem (grupo estudantil) aliados à experiência e maturidade musical dos integrantes da Orquestra de Câmara (grupo profissional).

O programa a ser apresentado traz obras dos grandes compositores da música de concerto. As Variações para Orquestra, do compositor goiano Estércio Márquez Cunha abre o concerto. A obra foi escrita e dedicada à Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que a estreou em 2006. Em seguida teremos a execução, pela primeira vez em Goiânia, do Concerto nº. 3 para Piano e Orquestra do compositor russo Dmitry Kabalevsky. A solista será a jovem pianista Ana Morais Jorge Ribeiro, aluna da Prof.ª Ivana Bontempo na Escola de Músicos.

A segunda parte começa com a Abertura da Ópera “O Guarany”, do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes. Terminando o concerto, teremos a execução da Abertura Solene 1812 do compositor russo Piotr Ilich Tchaikovsky. Trata-se de uma das obras mais apreciadas e executadas em todo mundo. Descreve musicalmente a batalha e a vitória dos russos contra as tropas de Napoleão em 1812. Na execução dessa obra teremos a participação, no final apoteótico, da Banda Marcial Jaime Câmara (Colégio Municipal Prof. Trajano de Sá Guimarães).

Trata-se de um programa de bastante interesse artístico e que agrada facilmente aqueles que não têm muito contato com a música clássica, bem como aqueles que a ouvem frequentemente. A duração do espetáculo é de 1 hora e 30 minutos. A regência será do maestro Eliseu Ferreira.

A realização é do Governo de Goiás, através da Secretaria da Educação, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico – AGEPEL, com o apoio do Programa Bolsa Orquestra, Escola de Músicos e da Associação de Amigos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e seus parceiros.



ANA MORAIS JORGE RIBEIRO
Natural de Goiânia – GO, Ana Morais Jorge Ribeiro iniciou seus estudos em 2002 na Escola de Músicos com a prof.ª Raquel Dídimo e atualmente faz parte da classe da Professora Ivana Rezende Bontempo. Com apenas oito meses de estudo conquistou o 2º lugar no Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro em São Paulo. Participou de diversos concursos no Brasil, sendo premiada em todos eles, destacando-se: 1º lugar nos concursos “Orestes Farinello” (2004 e 2006), “Prof. Abrão Calil Neto” (2007), 2º lugar nos concursos “Artlivre” (2003) e “Souza Lima” (2004 e 2007).
Apresentou-se em vários recitais, entre eles, Recital Jovens Solistas (Projeto Música no Sesc), Jovens Talentos do Piano (Teatro São Joaquim), Recital no Blue Tree Towers em Brasília-DF, Comemoração dos 100 anos de nascimento do compositor Camargo Guarnieri (Fundação Jaime Câmara) e Recital na University of Florida na cidade de Gainesville-FL-USA.
Em 2008 foi convidada a participar do “Seventh Brazilian Music Festival at Mississippi State University” e selecionada para o “An International Festival, Experiencing Villa-Lobos Schedule” realizado pela Virginia Commonwealth University.
Participou de Masterclasses com os professores Flávio Augusto, Luiz Medalha (UFG), Rosângela Sebba( Mississippi State University), Paul Rutman (Hartt School of Music em Hartford) e Caio Pagano (Arizona State University).

ELISEU FERREIRA
Natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística, Bacharel em Clarineta e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta na Escola de Música de Brasília e também na Universidade de Brasília na classe do prof. Luiz Gonzaga Carneiro. Estudou regência com o Maestro Emílio de César por vários anos. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Roberto Minczuk, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Além de clarinetista, foi também Regente Assistente da Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi o Regente Titular da Orquestra Jovem de Goiás, da Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia e da Banda Sinfônica do CEFET-GO. Trabalhou como Assistente do Maestro Emílio de César no Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-CE por vários anos. Foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Goyazes de 1999 a 2003, grupo que passa a dirigir novamente em 2008. Realizou estréias de obras de compositores como Estércio Márquez, Fernando Cupertino e Kjel Mork Karlsen. Foi Regente Adjunto da Orquestra Sinfônica de Goiânia de 2003 a 2005. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático, realizando séries de concertos em todo o Estado de Goiás. O trabalho realizado frente a esse grupo foi fator decisivo na elaboração e aprovação do Programa Bolsa Orquestra, que é um incentivo do Governo do Estado voltado para a formação de novos talentos, lançado em 2005 na Cidade de Goiás. Tem também colaborado com a Orquestra Sinfônica de Goiânia na direção de alguns concertos realizados na capital.

ORQUESTRA DE CÂMARA GOYAZES
Fundada em agosto de 1999 com músicos oriundos da antiga Orquestra Filarmônica de Goiás, foi criada com o objetivo de ser instrumento de difusão de obras musicais escritas especificamente para orquestra de câmara. Tem realizado uma grande quantidade de concertos em temporadas no Teatro Goiânia, além de numerosos concertos no interior do Estado. Considerada uma das melhores orquestras de câmara do Brasil, apresentou-se em diversos festivais como no Festival Vale do Café (RJ), no Festival Internacional de Juiz de Fora (MG), no Festival Canto da Primavera e no Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA). Solistas de renome nacional e internacional se apresentaram frente à orquestra, tais como o oboísta Alex Klein (Sinfônica de Chicago), os violinistas Emanuele Baldini (OSESP) e Daniel Guedes, o violonista Turíbio Santos e o contrabaixista Milton Masciadri. Esteve sob a direção do violinista Alessandro Borgomanero de 2003 a 2007. O maestro Eliseu Ferreira é novamente o regente titular, cargo que já exerceu de 1999 a 2003.

ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DE GOIÁS
Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida nos grupos A, B e C, totalizando 170 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Tem realizado uma grande quantidade de concertos em Goiânia e sua região metropolitana, além de cidades como Anápolis, Ceres, Brasília, Goianésia, Cidade de Goiás, Caldas Novas, Pirenópolis, Morrinhos, Brasília, dentre outras. Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, como Emílio de César, Ângelo Dias, Mark Cedel, Lucia Barrenechea, Eudóxia de Barros e Martin Tuksa. Sua programação de concertos é variada e inclui estréias regulares de novas composições, algumas delas dedicadas à própria orquestra. O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás através da Secretaria de Educação no ano de 2005. Esse programa consiste no repasse mensal de auxílio financeiro a cem integrantes das Orquestras A e B, objetivando fornecer aos mesmos as condições básicas para seu desenvolvimento profissional.

Nenhum comentário: