7 de abril de 2011

Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás se apresenta em Teresópolis (RJ) e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro dias 16 e 17 de Abril

1) Data: 16 de Abril sábado
    Horário: 16: 00h
    Local: Praça Olímpica Luis de Camões (ao ar livre)
    End.: Centro
    Teresópolis, RJ
    Entrada Franca

               PROGRAMA: Antonio CARLOS GOMESAbertura da ópera “Salvador Rosa”

                                           Alexandre BORODIN Danças Polovitsianas, da ópera “Príncipe Igor”
                                           Leonard BERNSTEINAbertura Candide
                                           Arturo MÁRQUEZDanzón nº 2
                                           John WILLIAMSMarcha do filme “Superman”
                                           Koji KONDOTemas do jogo “Super Mario Bros”
                                           Lorenzo FERNANDEZBatuque

Regente: ELISEU FERREIRA

 

2) Data: 17 de Abril domingo
    Horário: 11: 00h
    Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
    End.: Praça Marechal Floriano, s/n, Centro
    Rio de Janeiro (RJ)
    Entrada: R$ 1,00 (os ingressos estarão disponíveis na Bilheteria a partir das 10 horas no  
    dia do concerto)

 

           PROGRAMA: Antonio CARLOS GOMESAbertura da ópera “Salvador Rosa”

Felix MENDELSSOHN Concerto nº01 para Piano e Orquestra
Alexandre BORODIN Danças Polovitsianas, da ópera “Príncipe Igor”
Leonard BERNSTEINAbertura Candide
Arturo MÁRQUEZDanzón nº 2
John WILLIAMSMarcha do filme “Superman”
Koji KONDOTemas do jogo “Super Mario Bros”
Lorenzo FERNANDEZBatuque

Solista: TALITA GONDIM
Regente: ELISEU FERREIRA

 

Release


A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (grupo A) realiza nos dias 16 e 17 de Abril de 2011, a convite, dois concertos nas cidades de Teresópolis (RJ) e Rio de Janeiro (RJ), respectivamente.

Em Teresópolis (RJ), o concerto acontecerá ao ar livre, na Praça Olímpica Luis de Camões, no Centro da cidade, com entrada franca. O evento está inserido na programação do III Festival de Música Clássica, promovido pela Prefeitura local através da Secretaria de Cultura.

No Rio de Janeiro (RJ), o concerto acontecerá na mais tradicional casa de espetáculos do país: o Theatro Municipal do Rio. Esse concerto está inserido no projeto “Domingo no Municipal”, promovido pela Fundação Theatro Municipal. Os ingressos custam o preço simbólico de R$ 1,00 e estarão disponíveis na bilheteria do Teatro a partir das 10h no dia do concerto.

Sob a direção do maestro Eliseu Ferreira, o concerto terá a participação da talentosa pianista goiana Talita Gondim (15 anos). A pianista, apesar da pouca idade, já vem conquistando os palcos mais importantes do Brasil, além de ter conquistado o 1º lugar em 10 concursos nacionais de piano.   

A realização é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, com o patrocínio da Endesa Cachoeira, uma empresa Endesa Brasil.

Esses concertos representam um marco importante no reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pela Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que nesse ano comemora 10 anos de atividades ininterruptas. É uma oportunidade de mostrar o potencial da orquestra na capital cultural do país, para um público habituado a concertos das melhores orquestras do Brasil e do exterior.

No programa a orquestra executará um programa voltado para o público jovem, com obras de Mendelssohn, Carlos Gomes, Borodin, Bernstein, Arturo Marquéz, John Williams e Lorenzo Fernandez.


A SOLISTA
Natural de Goiania-GO, TALITA GONDIM iniciou seus estudos de piano na Escola de Músicos, em março de 2003 aos sete anos de idade, passando, desde então, a ter aulas com a professora Ivana Rezende Bontempo. Participou de 10 Concursos Nacionais de Piano, obtendo em todos eles a primeira colocação. Talita participou de masterclasses com renomados pianistas, dentre eles: Anunziata Spenciere, Rosangela Sebba, Flavio Augusto, Mauricy Martin, Caio Pagano, Luiz Medalha, Maria Clodes e Paul Rutman. Foi convidada para a entrega do Prêmio Jaburu por dois anos consecutivos (2005 e 2006) e pianista convidada no Festival Internacional de Brasília, Edição Mirim, em julho de 2006. Ainda no mesmo ano, foi solista da Orquestra de Câmara Goyazes sob a regência do maestro Alessandro Borgomanero. Em outubro de 2006 foi solista da Orquestra de Cordas da UNB, sob a regência do maestro Osvaldo Colarusso, apresentando-se no Teatro Nacional Claudio Santoro. Em 2007 foi solista da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás no projeto Beethoven, sob a regência do Maestro Eliseu Ferreira. Em 2008, foi solista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto-SP, no Projeto Juventude Tem Concerto, onde foi comparada pela mídia à renomada pianista Guiomar Novaes. Ainda em 2008 realizou seu primeiro Recital Solo, apresentando-se no Projeto Quinta tem Musica, realizado no SESC Cidadania. Em 2009 foi solista da Orquestra Sinfônica de Goiânia sob a regência do Maestro Joaquim Jaime e também selecionada para o Festival Internacional de Boston (Tanglewood). Em 2010 participou como bolsista do Festival Internacional de Campos do Jordão, onde recebeu orientação dos pianistas Eduardo Monteiro, Sheila Arnold, Richard Bishop, Ricardo Ballestero, Fany Solter, Paulo Álvares, Maria João Pires e Cristina Ortiz. Atualmente é aluna do professor Eduardo Monteiro (USP).


O MAESTRO
ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística, Bacharel em Clarineta e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta com o prof. Fernando Henrique Machado na Escola de Música de Brasília e com o saudoso prof. Luiz Gonzaga Carneiro na UNB. Estudou regência com o Maestro Emílio de César por vários anos. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e masterclasses no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Tomás Koutnik, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Atuou como regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do CEFET-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia. Atuou como professor de Prática de Orquestra, Regência Orquestral e Regência Coral em alguns festivais de música no Brasil. Em 2010 recebeu o Diploma de Destaque Cultural do Ano pelo trabalho realizado em prol da música clássica em Goiás. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático e artístico, realizando séries de concertos na capital e em todo o Estado de Goiás, além de concertos no Distrito Federal e várias cidades do Estado de São Paulo. É também regente da Orquestra de Câmara Goyazes desde o ano de 2008, grupo que já dirigiu também entre 1999 e 2003. Atua como professor regular de Regência no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.
A ORQUESTRA
Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida em cinco grupos, sendo três orquestras sinfônicas, uma orquestra infantil e uma banda sinfônica. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Realiza cerca de 40 concertos anuais em Goiânia e sua região metropolitana, além de várias cidades do interior do Estado de Goiás, Distrito Federal e Estado de São Paulo (Santos e Campos do Jordão). Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, tais como Eudóxia de Barros, Lúcia Barrenechea, Paul Rutman, Sônia Muniz, Emílio de César, Mark Cedel e Albrecht Breuninger. Sua programação de concertos é variada e inclui estréias regulares de novas composições, algumas delas dedicadas à própria orquestra. O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás no ano de 2005. Esse programa consiste no repasse mensal de auxílio financeiro a integrantes das Orquestras A e B, objetivando fornecer aos mesmos as condições básicas para seu desenvolvimento profissional. Em 2009 passou a contar com o patrocínio da Endesa Cachoeira, uma empresa Endesa Brasil.

Contato:

Gerente da Orquestra: Laiana de Oliveira - (62) 8195-9089
Maestro: Eliseu Ferreira – (62) 8426-5938


2 comentários:

Cláudio Thiago disse...

Parabéns antecipadamente à OSJG pelos concertos no RJ, vcs são motivo de orgulho para todos nós goianos. Agora, quando começa a temporada de concertos em Goiânia? Está fazendo falta... Sucesso a todos os componentes!

Daniel disse...

quando começa a temporada de concertos em Goiânia? [2]