16 de dezembro de 2010

Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realiza Concerto de Natal encerrando a Temporada 2010 no próximo domingo, 19 de Dezembro.



Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realiza Concerto de Natal no encerramento da Temporada 2010 no Teatro Escola Basileu França, com a participação do solista Luciano Pontes.

Data: 19 de dezembro – domingo
Horário: 11: 00h
Local: Teatro Escola Basileu França
End.: Avenida Universitária nº. 1750, Setor Leste Universitário.
Entrada: R$ 2,00. Os ingressos estarão disponíveis no dia do espetáculo a partir das 09h, na Bilheteria do Teatro Escola.

 

 

PROGRAMA

KARL JENKINS - Palladio
ERNESTO NAZARETH - Odeon
CARL STROMMEN - Salute to the Cinema
BOB KROGSTAD - Christmas at the Movies
LEROY ANDERSON - A Christmas Festival
FERNANDO CUPERTINO – Momento nº 02 (Homenagem à Bossa Nova)
JOHN WILLIAMS - Três Peças do Filme “A Lista de Schindler”
       - Tango, do filme “Perfume de Mulher”

Solista Convidado: LUCIANO PONTES – Violino
Regente: ELISEU FERREIRA
               

Release


A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (grupo A) realiza no dia 19 de Dezembro de 2010, às 11:00h, no Teatro Escola Basileu França, um Concerto de Natal encerrando as atividades da Temporada 2010. 

Sob a batuta do maestro titular Eliseu Ferreira, o concerto terá a participação do premiado violinista goiano Luciano Pontes, considerado uma revelação do violino em Goiás nos últimos anos. Apesar da pouca idade, ele já possui em seu currículo diversos prêmios em cursos e concursos pelo país, consolidando-se como uma referência artística para nosso Estado e para os jovens violinistas da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.

Os ingressos custam R$ 2,00 e estarão disponíveis no dia do espetáculo a partir das 09h, na Bilheteria do Teatro Escola. 

O evento é uma realização do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

No programa a orquestra executará um repertório leve e variado, composto de obras brasileiras, trilhas sonoras de filmes e clássicos natalinos.

O concerto abre com a obra “Palladio” do compositor inglês Karl Jenkins, sendo seguido pelas Três Peças do filme “A Lista de Schindler” para Violino e Orquestra do compositor americano John Williams. “Tango” para Violino e Orquestra, arranjado também por John Williams encerra a primeira parte do programa.

Na segunda parte do concerto teremos duas coletâneas de música de cinema: “Salute to the Cinema” (arranjo de Carl Strommen), com filmes dos anos 60 e “Christmas at the Movies” (arranjo de Bob Krogstad), sobre filmes com temática natalina. Em seguida teremos “Odeon”, do compositor brasileiro Ernesto Nazareth e “Momento nº 02 - Homenagem à Bossa Nova”, do compositor goiano Fernando Cupertino. Terminando o espetáculo, será executada a coletânea “Christmas Festival”, do compositor americano Leroy Anderson.



O SOLISTA
LUCIANO PONTES iniciou seus estudos musicais com seu pai, e ao violino com Alex Nascimento e Salmo Lopes. Diplomou-se em violino com o título de Bacharel em Música - Habilitação em Violino, pela EMAC-UFG, na classe do prof. Alessandro Borgomanero. Participou de vários cursos com renomados violinistas, tais como: Rodolfo Bonucci, Evgenia Popova, Paulo Bosisío, Daniel Guedes, Enio Antunes, Ruben Aharonian, Albrech Breuninger, Lavard Skou Larsen, Carmelo De Los Santos. Foi spalla da Orquestra de Câmara Goyazes por quatro temporadas. Entre as suas principais premiações destacam-se: os primeiros lugares no X Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, IV Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia, Concurso do II Festival Jovem Internacional de Brasília (2007) na categoria solista e no Concurso Público para a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília na categoria violino, Prêmio ''Música Viva'', pelo seu bom desempenho como spalla da Orquestra Acadêmica do I Festival Internacional de Inverno de Brasília. Em 2004 recebeu do Conselho de Cultura do Estado de Goiás o diploma de “Destaque Cultural do ano”. Em 2007 freqüentou as aulas da Academia da OSESP, na classe de violino do prof. Emanuelle Baldini, e se apresentou em inúmeros concertos como violinista convidado junto a esta orquestra, inclusive gravando obras importantes do repertório sinfônico sob a direção do Maestro John Neschling. Em 2008 foi spalla da Orquestra do Estado do Mato Grosso, participando de duas grandes turnês pelo Brasil contabilizando mais de 150 concertos como spalla. Gravou também DVDs e CDs com esta orquestra. Em 2009 participou de inúmeros concertos como chefe de naipe convidado junto à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro à convite do Maestro Ira Levin, como spalla da Orquestra do Estado de Mato Grosso e da Camerata Antiqua de Curitiba. Atualmente alterna as atividades como spalla da Orquestra de Câmara Goyazes e spalla convidado da OEMT, e cursa o Mestrado em Música na UFG.
O MAESTRO
ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística, Bacharel em Clarineta e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta com o prof. Luiz Gonzaga Carneiro e regência com o Maestro Emílio de César. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Atuou como regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do CEFET-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático e artístico, realizando séries de concertos na capital e em todo o Estado de Goiás, além de vários concertos no Estado de São Paulo. É também regente da Orquestra de Câmara Goyazes desde o ano de 2008, grupo que já dirigiu também entre 1999 e 2003. Atua como professor de Regência no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e em diversos festivais no país.

A ORQUESTRA
Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida nos grupos A, B e C, totalizando 170 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Realiza cerca de 40 concertos anuais em Goiânia e sua região metropolitana, além de várias cidades do interior do Estado de Goiás, Distrito Federal e Estado de São Paulo (Santos e Campos do Jordão). Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, tais como Eudóxia de Barros, Lúcia Barrenechea, Emílio de César, Mark Cedel e Albrecht Breuninger. Sua programação de concertos é variada e inclui estréias regulares de novas composições, algumas delas dedicadas à própria orquestra. O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás no ano de 2005. Esse programa consiste no repasse mensal de auxílio financeiro a integrantes das Orquestras A e B, objetivando fornecer aos mesmos as condições básicas para seu desenvolvimento profissional. Em 2009 passou a contar com o patrocínio das empresas CELG (Centrais Elétricas de Goiás) e Endesa Cachoeira. 

Um comentário:

Mauricio Carmo disse...

Gostei demais da conta da apresentação. Levei um casal de amigos meus ao municipal pela primeira vez e não poderia ter tido uma estréia melhor. Sou fã de jogos eletrônicos e me emocionei quando vocês fugiram do programa e acrescentaram a música do jogo "Super Mario Bros". Parabéns pela apresentação e pela qualidade sonora da Orquestra. Da próxima vez que vierem aqui gostaria de ouvir vocês interpretarem Vila-Lobos. Minha obra preferida dele é o Trenzinho Caipira. É bem popular, de fácil reconhecimento e faz um sucesso incrível nos "Domingo no Municipal". Eu (Mauricio Carmo) e os meus amigos Blanche e André Luis mandam lembranças. Parabéns!