Os ingressos custam R$ 2,00 e estarão disponíveis no dia 23 das 14h até 5 minutos antes do inicio do espetáculo, na Bilheteria do Teatro Escola.
Confira o programa
Francisco BRAGA - Episódio Sinfônico
Antonin DVORÁK - Romance para Violino e Orquestra
Pablo de SARASATE - Árias Ciganas para Violino e Orquestra
Antonio CARLOS GOMES - Alvorada da ópera “Lo Schiavo”
Bedrich SMETANA - Moldávia
Solista: LUCIANO PONTES - Violino
Regente Convidado: MARSHAL GAIOSO
Release
Sob a batuta do maestro convidado Marshal Gaioso, o concerto terá a participação do premiado violinista goiano Luciano
Pontes, considerado a maior revelação do violino em Goiás nos últimos anos. Apesar da pouca idade, ele já possui em seu currículo diversos prêmios em cursos e concursos pelo país, consolidando-se como uma referência artística para nosso Estado e para os jovens violinistas da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.
O evento é uma realização do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.
O Episódio Sinfônico do compositor brasileiro Francisco Braga abre o programa sendo seguido por duas obras para violino solista e orquestra: Romance para Violino e Orquestra, do compositor tcheco Antonin Dvorák; Árias Ciganas para Violino e Orquestra, do compositor espanhol Pablo Sarasate. Trata-se de obras importantes do repertório para violino solista e orquestra e representam um desafio para o intérprete, em termos de dificuldades técnicas, agilidade e fluência musical.
A segunda parte do concerto abre com a Alvorada da ópera “Lo Schiavo”, do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes. Em seguida a orquestra executará o poema sinfônico “Moldávia”, do compositor tcheco Bedrich Smetana. Essa última é uma composição que descreve a famoso rio tcheco, sendo uma das obras mais importantes do
repertório orquestral e muito benquista pelas mais diferentes platéias clássicas.
O SOLISTA
LUCIANO PONTES iniciou seus estudos musicais com seu pai, e ao violino com Alex Nascimento e Salmo Lopes.
Diplomou-se em violino com o título de Bacharel em Música - Habilitação em Violino, pela EMAC-UFG, na classe do prof. Alessandro Borgomanero. Participou de vários cursos com renomados violinistas, tais como: Rodolfo Bonucci, Evgenia Popova, Paulo Bosisío, Daniel Guedes, Enio Antunes, Ruben Aharonian, Albrech Breuninger, Lavard Skou Larsen, Carmelo De Los Santos. Foi spalla da Orquestra de Câmara Goyazes por quatro temporadas. Entre as suas principais premiações destacam-se: os primeiros lugares no X Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, IV Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia, Concurso do II Festival Jovem Internacional de Brasília (2007) na categoria solista e no Concurso Público para a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília na categoria violino, Prêmio ''Música Viva'', pelo seu bom desempenho como spalla da Orquestra Acadêmica do I Festival Internacional de Inverno de Brasília. Em 2004 recebeu do Conselho de Cultura do Estado de Goiás o diploma de “Destaque Cultural do ano”. Em 2007 freqüentou as aulas da Academia da OSESP, na classe de violino do prof. Emanuelle Baldini, e se apresentou em inúmeros concertos como violinista convidado junto a esta orquestra, inclusive gravando obras importantes do repertório sinfônico sob a direção do Maestro John Neschling. Em 2008 foi spalla da Orquestra do Estado do Mato Grosso, participando de duas grandes turnês pelo Brasil contabilizando mais de 150 concertos como spalla. Gravou também DVDs e CDs com esta orquestra. Em 2009 participou de inúmeros concertos como chefe de naipe convidado junto à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro à convite do Maestro Ira Levin, como spalla da Orquestra do Estado de Mato Grosso e da Camerata Antiqua de Curitiba. Atualmente alterna as atividades como spalla da Orquestra de Câmara Goyazes e spalla convidado da OEMT, e cursa o Mestrado em Música na UFG.
O MAESTRO

MARSHAL GAIOSO PINTO nasceu em 1970 na cidade de Ceres-GO. Graduou-se em Clarinete pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e obteve o título de Mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Estudou com Estércio Marques Cunha (composição), Régis Duprat (musicologia) e Emílio de César e Aylton Escobar (regência). Marshal Gaioso Pinto foi regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Goiânia e regente assistente da Orquestra Filarmônica de Goiás. Desde 2001 tem trabalhado como coordenador técnico da equipe responsável pela pesquisa do acervo de manuscritos musicais pertencentes ao Maestro Balthasar de Freitas, de Jaraguá-GO. É autor de Danças Para Banda(2006) e Da Missa ao Divino Espírito Santo ao Credo de São José do Tocantins (2004), estudos sobre a música em Goiás nos séculos XVIII e XIX. Foi regente e diretor artístico de diversor CDs, entre eles Danças de Outros Tempos (2006) eMúsica Colonial em Goiás (2004). Marshal Gaioso Pinto é professor de Artes e regente da Banda Sinfônica do Instituto Federal de Goiás. Em 2005 recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Fulbright e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação do Brasil, para realizar seus estudos de PhD em Musicologia na University of Kentucky, em Lexington, EUA.
Contato:
Nenhum comentário:
Postar um comentário