Data: 23 de Junho – terça-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Goiânia
End.: Av. Tocantins, esq. com Av. Anhanguera, Centro
Entrada Franca
PROGRAMA
OSCAR LORENZO FERNANDEZ – Batuque
JOSEPH HAYDN – Divertimento em Dó Maior para Piano e Cordas
WILLIAM WALTON – Crown Imperial (Marcha da Coroação)
FRANZ SCHUBERT – Sinfonia n. 8 em Si Menor, “Inacabada”
PIXINGUINHA – Carinhoso
ANA TOCANTINS – Só
JOSÉ EDUARDO MORAIS – Saudade Brejeira
JOAQUIM SANTANA – Noites Goianas
LALO SCHIFRIN – Tema de “Missão Impossível”
Solista: Ana Luíza Magalhães
Regente: Eliseu Ferreira e alunos do Curso de Regência Instrumental do CEP em Artes Basileu França
Release
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (grupo B) realiza no dia 23 de Junho, às 20 h, no Teatro Goiânia, um concerto especial. No início do evento a CELG Distribuição e a Endesa Cachoeira entregarão oficialmente à Orquestra seis instrumentos de percussão, adquiridos através de convênio firmado com a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Esses instrumentos possibilitarão um melhor desempenho artístico e ampliação do repertório do grupo.
Após essa cerimônia, o grupo de percussão da orquestra executará uma obra utilizando os instrumentos adquiridos: Batuque, do compositor brasileiro Lorenzo Fernandez. Em seguida será executado o Divertimento em Dó Maior, do compositor austríaco Joseph Haydn, com o solo da pianista mirim Ana Luiza Magalhães, de apenas 06 anos de idade. Terminando a primeira parte do concerto, a orquestra executará a Marcha da Coroação, do compositor inglês Wiliam Walton. Essas obras serão dirigidas pelo maestro Eliseu Ferreira.
Na segunda parte do concerto teremos seis obras curtas que serão dirigidas pelos alunos de Regência Instrumental (classe do maestro Eliseu Ferreira) do CEP em Artes Basileu França: Sinfonia Inacabada, do compositor austríaco Franz Schubert; Tema do filme “Missão Impossível”, do compositor argentino Lalo Schifrin; Carinhoso, de Pixinguinha; três obras de compositores goianos: Só, de Ana Tocantins; Saudade Brejeira, de José Eduardo Morais; Noites Goianas, de Joaquim Santana.
O evento é uma realização do Governo de Goiás através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico (AGEPEL), com patrocínio da CELG Distribuição e da Endesa Cachoeira e apoio do Programa Bolsa Orquestra e da Associação de Amigos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (AAOSJG).
A entrada é franca.
O ano de 2009 representa um importante marco na trajetória da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. A orquestra vem se consolidando como um grupo atuante, merecendo reconhecimento e elogios por parte do público, autoridades e formadores de opinião. O principal projeto do ano é a série “Concertos Didáticos CELG e Endesa Cahoeira”, que é uma parceria entre o Governo de Goiás e essas duas empresas para realização de concertos em 10 cidades do interior do Estado. A orquestra também realizou, a convite da Endesa Cachoeira, dois concertos em comemoração aos 50 anos de construção da Usina Hidrelétrica de Cahoeira Dourada no dia 25 de Abril, na cidade de Cachoeira Dourada-GO.
A SOLISTA
ANA LUIZA MAGALHÃES, natural de Goiânia, iniciou seus estudos musicais com sua mãe em 2006. Em 2008 ingressou na Escola de Músicos, onde passou a estudar piano com a prof.ª Ivana Bontempo. É também aluna de violoncelo do prof. Aneir Luciano de Freitas na Escola de Arte Veiga Valle. Participou de vários recitais realizados pela Escola de Músicos no Auditório do SESC Cidadania e no Teatro de Pirenópolis-GO.
O MAESTRO
ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística, Bacharel em Clarineta e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta na Escola de Música de Brasília e também na Universidade de Brasília na classe do prof. Luiz Gonzaga Carneiro. Estudou regência com o Maestro Emílio de César por vários anos. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Além de clarinetista, foi também Regente Assistente da Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi o Regente Titular da Orquestra Jovem de Goiás, da Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia e da Banda Sinfônica do CEFET-GO. Trabalhou como Assistente do Maestro Emílio de César no Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-CE por vários anos. Foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Goyazes de 1999 a 2003, grupo que passou a dirigir novamente em 2008. Foi Regente Adjunto da Orquestra Sinfônica de Goiânia de 2003 a 2005. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático, realizando séries de concertos em todo o Estado de Goiás.
A ORQUESTRA
Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida nos grupos A, B e C, totalizando 170 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Realiza cerca de 40 concertos anuais em Goiânia e sua região metropolitana, além de várias cidades do interior do Estado. Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional. Sua programação de concertos é variada e inclui estréias regulares de novas composições, algumas delas dedicadas à própria orquestra. O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás no ano de 2005. Esse programa consiste no repasse mensal de auxílio financeiro a integrantes das Orquestras A e B, objetivando fornecer aos mesmos as condições básicas para seu desenvolvimento profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário