20 de abril de 2009

VIII Concerto da Temporada 2009 da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás com participação do maestro Emílio de César


Data: 22 de Abril – quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Goiânia
End.: Av. Tocantins, esq. com Av. Anhanguera, Centro
Entrada Franca


PROGRAMA

AARON COPLAND – Fanfarra para o Homem Comum
JOSEPH HAYDN – Concerto em Dó Maior para Piano e Cordas
CARL MARIA VON WEBER - Concertino em Mi Bemol para Clarineta e Orquestra
MAX BRUCH Kol Nidrei – Adágio para Violoncelo e Orquestra
JEAN SIBELIUS – Finlândia, Quadro Sinfônico Op. 26 nº 7
KLAUS BALDET – Trechos da Trilha Sonora de “Piratas do Caribe”

Solistas: VICTORIA CATHERINE RODRIGUES VILLAS BOAS – 10 anos (Piano)
WASHINGTON EDUARDO MARTINS SOARES (Clarineta)
MOISÉS FERREIRA DOS SANTOS (Violoncelo)

Regente Convidado: Emílio de César


Release
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (grupos B e C) realiza no dia 22 de Abril, às 20 h, no Teatro Goiânia, um concerto especial. Pela segunda vez, a orquestra estará sob a direção do renomado maestro Emílio De César. Um dos maestros mais respeitados no Brasil, Emílio De César é conhecido do público goianiense, pois foi regente titular da antiga Orquestra Filarmônica de Goiás e também da Orquestra Sinfônica de Goiânia, com as quais realizou temporadas memoráveis. É conhecido por suas habilidades didáticas, sendo considerado bom orientador e disciplinador de orquestras, principalmente de jovens.


Nesse espetáculo a orquestra contará também com a participação de três talentosos jovens solistas goianos: a pianista mirim Victoria Catherine Rodrigues Villas Boas, de apenas 10 anos de idade; o violoncelista Moisés Ferreira dos Santos, de 16 anos; o clarinetista Washington Eduardo Martins Soares, de 30 anos.


No programa a orquestra executará obras importantes do repertório sinfônico universal.


A primeira parte abre com a Fanfarra para o Homem Comum, do compositor norte-americano Aaaron Copland. Em seguida será executada o Concerto em Dó Maior para Piano e Orquestra do compositor austríaco Joseph Haydn. O Concertino para Clarineta e Orquestra do compositor alemão Carl Maria von Weber conclui a primeira parte do programa.


Na segunda parte o público poderá conferir Kol Nidrei para Violoncelo e Orquestra do compositor alemão Max Bruch e o poema sinfônico Finlândia, do compositor finlandês Jean Sibelius.


O evento é uma realização do Governo de Goiás através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico (AGEPEL), com o apoio do Programa Bolsa Orquestra e da Associação de Amigos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (AAOSJG).
A entrada é franca.


O ano de 2009 representa um importante marco na trajetória da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. A orquestra vem se consolidando como um grupo atuante, merecendo reconhecimento e elogios por parte do público, autoridades e formadores de opinião. O principal projeto do ano é a série “Concertos Didáticos CELG e Endesa Cahoeira”, que é uma parceria entre o Governo de Goiás e essas duas empresas para realizar concertos em 10 cidades do interior do Estado. A orquestra também foi convidada pela Endesa Cachoeira para realizar dois concertos em comemoração aos 50 anos de construção da Usina Hidrelétrica de Cahoeira Dourada no dia 25 de Abril.


O MAESTRO
O maestro EMILIO DE CESAR é natural do Rio de Janeiro. Formado em regência, composição e canto pela Universidade de Brasília – UnB, tendo realizado curso em nível de pós-graduação em Düsseldorf, Alemanha. Também tem o Curso Superior em Administração de Empresas pelo CEUB. De 1982 a 1985, foi o Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, hoje cognominada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro – OSTNCS. De 1989 a 1990 e de 2.000 a 2003 foi Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. De 1992 a 1994, foi Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Goiás. De 2003 a 2004 foi Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Foi também Regente Permanente da Orquestra Sinfônica de Brasília - FOSB. Com estas orquestras regeu numerosas obras sinfônicas, sinfônicos-corais, cantatas cênicas, óperas e operetas, entre as quais constam a primeira audição mundial de “Qorpo Santo” de Jorge Antunes, a estréia mundial do Ballet “Simoa” de Lindembergue Cardoso, a estréia nacional da versão integral do Ballet “O Pássaro de Fogo” de Igor Stravinsky, a estréia mundial da cantata cênica “Sertão Sertões” de Rufo Herrera, e a versão revisada do maestro Roberto Duarte da ópera “O Guarany” de Carlos Gomes. Atualmente é Regente Titular do Coral Evangélico de Brasília da Associação Cultural e Educacional de Brasília - ACEB, do Coral Brasília, do Coral da Igreja Presbiteriana Independente Central de Brasília, do Coral Shekinah da Igreja Cristã Manancial de Vida e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Regentes de Coros – ABRC. Tem atuado como Regente Convidado em várias orquestras e corais no Brasil e no exterior. Foi Titular do Madrigal de Brasília, Coral do CEUB, Coral da UnB. Ganhou vários primeiros lugares em Concursos Corais realizados no Brasil tendo sido finalista em concursos realizados no exterior com o Coral da UnB e com o Coral Brasília. Alcançou com o Coral Brasília o 3º Lugar na categoria de coros mistos, no 23º Concurso Internacional de Coros Béla Bartók, realizado em 2008 em Debrecen na Hungria, concurso que pertence ao circuito de Concursos chamado de “Gran Prix de Corais”.

OS SOLISTAS

VICTORIA CATHERINE RODRIGUES VILLAS BOAS, natural de Goiânia-GO, iniciou seus estudos de piano em abril de 2005, passando a fazer parte da Escola de Músicos na classe da Prof.ª Ivana Bontempo em 2006. Vem se destacando por seu grande talento e dedicação. Participou e venceu diversos concursos nacionais de piano: XI Concurso Orestes Farinello, Anápolis-GO, 2005 , 1° LUGAR; 14º Concurso de Piano “Prof. Abrão Calil Neto” – Ituiutaba/MG - 2007, 1º LUGAR; XIII Concurso Orestes Farinello, Anápolis-GO, 2007, 1° LUGAR; XVII Concurso Nacional de Piano Souza Lima SP, 2007, 1° LUGAR; 21° Concurso Nacional de Piano Artlivre SP, 2008, 1° LUGAR, XIV Concurso Orestes Farinello, Anápolis-GO, 2008, 1º LUGAR. Participou de Masterclasses com renomados pianistas dentre eles: Drª. Annunziata Spencieri (UFG), Drª. Rosangela Sebba (Mississipi State University - EUA), Dr. Caio Pagano (EUA), Dra. Maria Clodes Jaguaribe (Boston - EUA) e Dr. Luiz Medalha (UFG), encantando a todos pelo seu talento. Apresentou-se em vários recitais no Estado de Goiás, tais como: Recital de Piano Clássico em Pirenópolis, Recital de Piano e Violão Clássico na Cidade de Goiás e Recital Jovens Solistas I e II, do Projeto Música no SESC. Em 2007, aos oito anos de idade foi solista da Orquestra Jovem de Goiás, interpretando o Divertimento in F de Hayden, sob a regência do Maestro Eliseu Ferreira. E em 2008 integrou o grupo de alunos da Escola de Músicos que foram selecionados pela Virginia Commonwealth University, para participarem do An International Festival, Experiencing Villa-Lobos Schedule em março, e do Seventh Brazilian Music Festival at Mississippi State University, realizado no dia 1º de abril. Atualmente é solista da Orquestra Filarmônica Aliança, sob a regência do Maestro Wagner Ungareli.

MOISES FERREIRA DOS SANTOS é natural de Anápolis, cidade onde iniciou seus estudos musicais no ano de 2003. Na Escola de Música de Anápolis estudou Teoria, Solfejo e Violoncelo na classe do prof. Aneir Luciano de Freitas. Em 2004 ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual atuou como solista em obras de Ernst Mahle e C. Saint-Saëns, no Teatro Goiânia e no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Atuou também como solista em concertos da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Orquestra de Câmara Goyazes. Participou do 28º e 29º Festival Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, onde recebeu orientação de Anatoli krastev e Fábio Presgrave. Em 2005 passou a receber orientação do prof. Gidesmi Alves. Participou como bolsista do 38º e 39º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, onde recebeu a orientação de renomados professores como Antônio Menezes, Dennis Parker, Jed Barahal e Alceu Reis. Participou também da Orquestra Acadêmica sobre a regência de maestros como Roberto Minczuk, Ronald Zolmann e Kurt Masur. Participou também das edições 2008 e 2009 do Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas – MG. Recebeu em maio de 2008 o Diploma de Destaque Cultural do Ano, pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás. Atualmente é integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e aluno do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França. Recebe orientação do violoncelista Rodolpho Borges.

WASHINGTON EDUARDO nasceu em Brasília em 1977. Iniciou os seus estudos musicais aos dezenove anos de idade na cidade de Santo Antônio do Descoberto-GO, na banda de música da cidade, e, aos vinte dois, passou estudar na Escola de Musica de Brasília, na classe do Prof. Fernando Machado, e, aos vinte cinco, passou estudar no CEP em Artes Basileu França – Escola de Arte Veiga Valle, em Goiânia, na classe do Prof. Rony Karlo de Lima. Diplomou-se em Clarinete em 2008, com o título de Bacharel em Música - Habilitação em Clarinete, pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, na classe do Profs. José Alessandro, Cleuton Batista e Rony Karlo de Lima. Participou de vários cursos e master classes com renomados clarinetistas, tais como: José Botelho, Kinberli Cole, Justin O’dell, Paulo Sérgio, Cristiano Alves, Pedro Robato, Joel Barbosa, José Carlos, Renata Menezes. É integrante da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás desde 2001 e da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás desde 2002. Atualmente está cursando Licenciatura em clarinete pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, na classe do Prof. MS. Jhonson Machado.

A ORQUESTRA
Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida nos grupos A, B e C, totalizando 170 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Tem realizado uma grande quantidade de concertos em Goiânia e sua região metropolitana, além de cidades como Anápolis, Ceres, Brasília, Goianésia, Cidade de Goiás, Caldas Novas, Pirenópolis, Morrinhos, Santa Helena, Piracanjuba, Brasília, dentre outras. Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, como Emílio de César, Ângelo Dias, Mark Cedel, Lucia Barrenechea, Eudóxia de Barros e Martin Tuksa. Sua programação de concertos é variada e inclui estréias regulares de novas composições, algumas delas dedicadas à própria orquestra. O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás através da Secretaria de Educação no ano de 2005. Esse programa consiste no repasse mensal de auxílio financeiro a cem integrantes das Orquestras A e B, objetivando fornecer aos mesmos as condições básicas para seu desenvolvimento profissional.

Um comentário:

Saulo Ribeiro disse...

Esta postagem foi removida pelo autor.