13 de junho de 2008

IX Concerto da Temporada 2008 da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

Data: 17 de junho de 2008 – terça-feira
Horário: 20h 30
Local: Teatro Goiânia
End.: Av. Tocantins, esq. com Av. Anhanguera, Centro
Entrada Franca

PROGRAMA
JOSEPH HAYDN – Divertimento em Dó Maior para Piano e Cordas
LUDWIG VAN BEETHOVEN – Sinfonia nº 1 em Dó Maior, Op. 21
LÉO DELIBES – Marcha e Cortejo de Bacchus, do ballet “Sylvia”
HANS ZIMMER – Temas do filme “Gladiador”
ALBERTO NEPOMUCENO – Batuque
CALVIN CUSTER (Arranjo) – Temas dos Filmes 007

Solista: Guilherme Hilário Lima
Regente: Andreyw Antônio Batista

Release
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás apresenta no dia 17 de Junho, às 20h 30, no Teatro Goiânia, o IX Concerto da Temporada 2008. Sob a batuta do maestro Andreyw Antônio Batista, o concerto terá como solista o pianista mirim Guilherme Hilário Lima (10 anos). No programa a orquestra executará um repertório variado, composto de obras de grandes compositores clássicos e também de música para cinema. O programa começa com o “Divertimento em Dó Maior” para Piano e Cordas do compositor austríaco Joseph Haydn, tendo como solista o pianista Guilherme Hilário Lima. Em seguida será executado o primeiro movimento da “Sinfonia nº. 1” de Ludwig Van Beethoven. Na segunda parte do programa a orquestra executará: “Batuque”, do compositor cearense Alberto Nepomuceno; “Marcha e Cortejo de Bacchus”, trecho do balé “Sylvia” do compositor francês Léo Delibes; Temas do filme “Gladiador”, do compositor alemão Hans Zimmer. Terminando o concerto, será executado um arranjo de Calvin Custer sobre temas dos filmes “007”. Trata-se de um programa de bastante interesse artístico e que agrada facilmente aqueles que não têm muito contato com a música clássica, bem como aqueles que a ouvem frequentemente. A duração do espetáculo é de 1 hora e meia.
O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico (AGEPEL), com o apoio do Programa Bolsa Orquestra e da Associação de Amigos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (AAOSJG). A entrada é franca.
Esse será o IX Concerto da Temporada 2008, ano que marca uma nova fase nos trabalhos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Nesse ano a orquestra está preparando o mínimo de um programa diferente a cada mês. Em cada concerto a orquestra conta com a participação de solistas convidados ou solistas integrantes do próprio grupo. O objetivo é proporcionar experiência significativa à orquestra, possibilitando seu crescimento técnico e artístico. A realização dos concertos, para o grupo de estudantes, é a última fase do trabalho didático que é realizado frente ao repertório. Dessa forma, além de contribuir para a formação profissional de jovens músicos, a orquestra contribui com a cultura musical de Goiás através da realização desses concertos. Assim, espera-se também manter sempre vivo o interesse do público, visando a formação de novas platéias para a música de concerto em nosso Estado.


O SOLISTA
Natural de Goiânia, GUILHERME HILÁRIO LIMA iniciou seus estudos musicais aos 5 anos, quando teve o seu primeiro contato com o Piano na Escola Talentos, já revelando as qualidades do seu talento precoce. Participa intensivamente de recitais como solista e camerista, além de máster classes com renomados professores como Marília Laboisiere, Estércio Marquez, Henrique de Curitiba, Luiz Medalha entre outros grandes nomes do piano. Em 2005, com apenas 7 anos, obteve o 1º lugar no Concurso Art Livre em São Paulo-SP e no Concurso Orestes Farinello em Anápolis-GO. Foi convidado nesse mesmo ano para tocar na entrega do Troféu Jaburu. Em 2006 obteve o 2º lugar no concurso Art Livre em São Paulo e o 1º lugar no Concurso Nacional de Anápolis. No ano de 2007 se destacou mais uma vez, obtendo o 2° lugar nos concursos Art Livre e Souza Lima em São Paulo-GO e 1° lugar no Concurso Oreste Farinello em Anapolis. Atualmente, continua seus estudos musicais sob orientação das professoras Ana leia Nunes do Nascimento, Larissa Paula Arantes e Lídia Fialho Cardoso, se preparando para concursos nacionais e internacionais, além de concertos com várias orquestras do Brasil, pois, apesar da pouca idade, Guilherme já se revela como uma referência musical promissora do país.

O MAESTRO
Natural de Goiânia, o Maestro ANDREYW BATISTA é formado em Educação Artística pela Universidade Federal de Goiás. Estudou regência orquestral com os Maestros Emilio de César, Ailton Escobar, Dante Anzollini, Gerard Rold e Roberto Duarte. Foi diretor da Escola de Música de Anápolis. Regeu como convidado a Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Brasília, Orquestra Jovem do Centro Livre de Artes, Banda Sinfônica do CEFET, e Banda Sinfônica do IABC. Atualmente é Regente Adjunto da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, desenvolvendo também um trabalho como regente dos seguintes corais: Coral da Brasil Telecom, Coral Musicalis, Coral São Francisco, Coral Neo Encanto e Coral Gravia. Está desenvolvendo também um trabalho de pesquisa, catalogação e divulgação das obras do compositor Orestes Mario Farinello.

A ORQUESTRA
Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida nos grupos A, B e C, totalizando 150 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Tem realizado uma grande quantidade de concertos em Goiânia e sua região metropolitana, além de cidades como Anápolis, Ceres, Brasília, Goianésia, Cidade de Goiás, Caldas Novas, Pirenópolis, Morrinhos, dentre outras. Em 200janeiro de 2006 realizou, com muito sucesso, um concerto na programação oficial do 28º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, como os maestros Emílio de César e Mark Cedel, a pianista Lucia Barrenechea e os violinistas Luciano Pontes, Ivan Quintana e Martin Tuksa. Sua programação de concertos é variada e inclui estréias regulares de novas composições, algumas delas dedicadas à própria orquestra. O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás através da Secretaria de Educação no ano de 2005. Esse programa consiste no repasse mensal de auxílio financeiro a cem integrantes das Orquestras A e B, objetivando fornecer aos mesmos as condições básicas para seu desenvolvimento profissional.

Realização:
· Estado de Goiás
· Secretaria Estadual de Educação
· Agência Goiana de Cultura – AGEPEL Superintendência de Ensino Profissional
· Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França
· Programa Bolsa Orquestra

Nenhum comentário: