Prezados Amigos,
Convidamos a todos para o Concerto de Natal que a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, juntamente com o Madrigal Altri Canti e Solistas Convidados, realizará na Igreja São Paulo Apóstolo, no dia 18 de Dezembro próximo.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Data: 18 de dezembro de 2007 – terça-feira
Horário: 20h
Local: Igreja São Paulo Apóstolo
End.: Rua Dom Orione nº 230, Setor Oeste
Entrada Franca
PROGRAMA
JOHANN SEBASTIAN BACH – Magnificat para Coro, Solistas e Orquestra
ARTHUR HARRIS – Christmas, Um Medley de Canções de Natal
Solistas: Mábia Felipe (Soprano)
Virgínia Dias (Soprano)
Simone Moreira (Contralto)
Erlon Maikel (Tenor)
Vinícius Carneiro (Barítono)
Regente: ELISEU FERREIRA
Release
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, juntamente com o Madrigal Altri Canti e Solistas Convidados, apresenta no dia 18 de Dezembro, às 20h, na Igreja São Paulo Apóstolo, um Concerto de Natal, encerrando a Temporada 2007. Sob a batuta do maestro Eliseu Ferreira, será executado na primeira parte do programa o Magnificat do compositor Johann Sebastian Bach. É uma das obras mais conhecidas e executadas do mestre alemão. O texto do Magnificat, alusivo ao período que antecede o Natal, se encontra em Lucas 1: 46 a 55. É o cântico que Maria entoou (“A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”...) ao visitar Isabel, mãe de João Batista, quando ambas estavam com seus filhos ainda no ventre. Terminando o concerto a orquestra executará Christmas, um Medley de Canções de Natal, do arranjador americano Arthur Harris. Trata-se de um programa interessante do ponto de vista artístico (Bach), além de nos remeter ao ambiente e espírito do Natal, presente nas canções tradicionais imortalizadas por séculos (Arthur Harris
A realização do espetáculo é da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, e apoio do Programa Bolsa Orquestra. A duração do espetáculo é de 1 hora. A entrada é franca.
Esse Concerto marca o encerramento das atividades da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás em Goiânia (a Orquestra ainda realizará um Concerto de Natal em Anápolis no dia 20, na Paróquia Santana, Praça Santana, Centro). A Temporada 2007 foi bastante produtiva para a Orquestra, que realizou 34 concertos ao longo do ano. Foram realizados 10 concertos memoráveis no Teatro Goiânia, todos com sucesso de público. Cerca de 30.000 pessoas foram beneficiadas pelas 34 apresentações da orquestra. Nos concertos a orquestra contou com a participação de maestros e solistas convidados, além de solistas integrantes do próprio grupo. A realização dos concertos, para a orquestra estudantil que é sediada no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, é a última fase do trabalho didático que é realizado frente ao repertório orquestral dos grandes mestres. Em 2008 a Orquestra continuará com as apresentações no Teatro Goiânia, até que seja inaugurada a Sala de Espetáculos que foi construída no CEP em Artes Basileu França.
O MADRIGAL
Criado no início de 2006, o Madrigal Altri Canti nasceu da necessidade de se formar um grupo vocal que atendesse aos anseios dos alunos de canto do Centro Livre de Artes. Apesar de todos os estudantes de música desta instituição integrarem a disciplina Canto Coral, era preciso que se criasse um núcleo cujo trabalho pudesse oferecer aos alunos de canto um embasamento mais específico nesta área. O grupo, composto por alunos de canto da instituição, professores e convidados, foi denominado Altri Canti, “alguns cantos”. O nome é sugestivo não somente pelo significado etimológico, como também por ser título de uma obra importantíssima do repertório coral de um dos maiores compositores e precursores da música vocal erudita, Cláudio Monteverdi (1567-1643). O Madrigal Altri Canti, idealizado e dirigido pelo professor Edson Marques, tem-se apresentado e levado boa música ao público de nossa cidade. Encerrou a temporada 2006 apresentando o Te Deum (H.146) para coro, orquestra e solistas do compositor barroco francês Marc-Antoine Charpentier (1643-1704), ao lado da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, sob regência do Maestro Eliseu Ferreira. Apesar de considerada uma obra desafiadora e complexa do repertório de concerto, todos os solos foram cantados por integrantes do próprio Madrigal. Em busca de uma performance que fosse o mais próxima possível daquela idealizada pelo compositor, fez-se necessário um amplo trabalho de pesquisa e preparação técnica.
O Madrigal Altri canti começou a temporada de 2007 apresentando um concerto de Páscoa com obras do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart juntamente com a Orquestra Jovem de Goiás, sob regência do maestro Eliseu Ferreira, encerrando o I semestre com um concerto com obras seculares. Em setembro apresentou a “Messa di Gloria” do compositor italiano Giacomo Puccini, junto com o coral da FOSGO e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Em outubro apresentou um concerto com músicas da renascença, spirutals e músicas brasileiras, sob regência do maestro convidado Vinícius Carneiro. Encerra esta temporada com este concerto, apresentando “Magnificat” do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Peça de grande importância no cenário da música erudita.
A ORQUESTRA
Desde o início de suas atividades, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida nos grupos A, B e C, totalizando 150 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Tem realizado uma grande quantidade de concertos em Goiânia e sua região metropolitana, além de cidades como Anápolis, Ceres, Brasília, Goianésia, Cidade de Goiás, Caldas Novas, Pirenópolis, dentre outras. Em janeiro de 2006 realizou, com muito sucesso, um concerto na programação oficial do 28º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, como os maestros Emílio de César e Mark Cedel, a pianista Lucia Barrenechea e o violinistas Luciano Pontes, Ivan Quintana e Martin Tuksa. Sua programação de concertos é variada e inclui estréias regulares de novas composições, algumas delas dedicadas à própria orquestra. Em 2005 passou a contar com o suporte financeiro do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás através da Secretaria de Educação.
O MAESTRO
ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística e Bacharel em Clarineta pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta na Escola de Música de Brasília e também na Universidade de Brasília na classe do prof. Luiz Gonzaga Carneiro. Estudou regência com o Maestro Emílio de César por vários anos. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Além de clarinetista, foi também Regente Assistente da Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi o Regente Titular da Orquestra Jovem de Goiás, da Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia e da Banda Sinfônica do CEFET-GO. Como Maestro Convidado regeu a Orquestra Sinfônica da UNICAMP, e a Orquestra Sinfônica de Goiânia. Trabalhou como Assistente do Maestro Emílio de César no Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-CE de 1998 a 2004. Foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Goyazes de 1999 a 2003. Realizou estréias de obras de compositores como Estércio Márquez, Fernando Cupertino e Kjel Mork Karlsen. Foi Regente Adjunto da Orquestra Sinfônica de Goiânia de 2003 a 2005. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático, realizando séries de concertos em todo o Estado de Goiás. O trabalho realizado frente a esse grupo foi fator decisivo na elaboração e aprovação do Programa Bolsa Orquestra, que é um incentivo do Governo do Estado voltado para a formação de novos talentos, lançado em 2005 na Cidade de Goiás. É Mestrando em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Tem também colaborado com a Orquestra Sinfônica de Goiânia na direção de alguns concertos realizados na capital.
Realização: Governo de Goiás
Secretaria de Estado da Educação
Convidamos a todos para o Concerto de Natal que a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, juntamente com o Madrigal Altri Canti e Solistas Convidados, realizará na Igreja São Paulo Apóstolo, no dia 18 de Dezembro próximo.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Data: 18 de dezembro de 2007 – terça-feira
Horário: 20h
Local: Igreja São Paulo Apóstolo
End.: Rua Dom Orione nº 230, Setor Oeste
Entrada Franca
PROGRAMA
JOHANN SEBASTIAN BACH – Magnificat para Coro, Solistas e Orquestra
ARTHUR HARRIS – Christmas, Um Medley de Canções de Natal
Solistas: Mábia Felipe (Soprano)
Virgínia Dias (Soprano)
Simone Moreira (Contralto)
Erlon Maikel (Tenor)
Vinícius Carneiro (Barítono)
Regente: ELISEU FERREIRA
Release
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, juntamente com o Madrigal Altri Canti e Solistas Convidados, apresenta no dia 18 de Dezembro, às 20h, na Igreja São Paulo Apóstolo, um Concerto de Natal, encerrando a Temporada 2007. Sob a batuta do maestro Eliseu Ferreira, será executado na primeira parte do programa o Magnificat do compositor Johann Sebastian Bach. É uma das obras mais conhecidas e executadas do mestre alemão. O texto do Magnificat, alusivo ao período que antecede o Natal, se encontra em Lucas 1: 46 a 55. É o cântico que Maria entoou (“A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”...) ao visitar Isabel, mãe de João Batista, quando ambas estavam com seus filhos ainda no ventre. Terminando o concerto a orquestra executará Christmas, um Medley de Canções de Natal, do arranjador americano Arthur Harris. Trata-se de um programa interessante do ponto de vista artístico (Bach), além de nos remeter ao ambiente e espírito do Natal, presente nas canções tradicionais imortalizadas por séculos (Arthur Harris
A realização do espetáculo é da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, e apoio do Programa Bolsa Orquestra. A duração do espetáculo é de 1 hora. A entrada é franca.
Esse Concerto marca o encerramento das atividades da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás em Goiânia (a Orquestra ainda realizará um Concerto de Natal em Anápolis no dia 20, na Paróquia Santana, Praça Santana, Centro). A Temporada 2007 foi bastante produtiva para a Orquestra, que realizou 34 concertos ao longo do ano. Foram realizados 10 concertos memoráveis no Teatro Goiânia, todos com sucesso de público. Cerca de 30.000 pessoas foram beneficiadas pelas 34 apresentações da orquestra. Nos concertos a orquestra contou com a participação de maestros e solistas convidados, além de solistas integrantes do próprio grupo. A realização dos concertos, para a orquestra estudantil que é sediada no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, é a última fase do trabalho didático que é realizado frente ao repertório orquestral dos grandes mestres. Em 2008 a Orquestra continuará com as apresentações no Teatro Goiânia, até que seja inaugurada a Sala de Espetáculos que foi construída no CEP em Artes Basileu França.
O MADRIGAL
Criado no início de 2006, o Madrigal Altri Canti nasceu da necessidade de se formar um grupo vocal que atendesse aos anseios dos alunos de canto do Centro Livre de Artes. Apesar de todos os estudantes de música desta instituição integrarem a disciplina Canto Coral, era preciso que se criasse um núcleo cujo trabalho pudesse oferecer aos alunos de canto um embasamento mais específico nesta área. O grupo, composto por alunos de canto da instituição, professores e convidados, foi denominado Altri Canti, “alguns cantos”. O nome é sugestivo não somente pelo significado etimológico, como também por ser título de uma obra importantíssima do repertório coral de um dos maiores compositores e precursores da música vocal erudita, Cláudio Monteverdi (1567-1643). O Madrigal Altri Canti, idealizado e dirigido pelo professor Edson Marques, tem-se apresentado e levado boa música ao público de nossa cidade. Encerrou a temporada 2006 apresentando o Te Deum (H.146) para coro, orquestra e solistas do compositor barroco francês Marc-Antoine Charpentier (1643-1704), ao lado da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, sob regência do Maestro Eliseu Ferreira. Apesar de considerada uma obra desafiadora e complexa do repertório de concerto, todos os solos foram cantados por integrantes do próprio Madrigal. Em busca de uma performance que fosse o mais próxima possível daquela idealizada pelo compositor, fez-se necessário um amplo trabalho de pesquisa e preparação técnica.
O Madrigal Altri canti começou a temporada de 2007 apresentando um concerto de Páscoa com obras do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart juntamente com a Orquestra Jovem de Goiás, sob regência do maestro Eliseu Ferreira, encerrando o I semestre com um concerto com obras seculares. Em setembro apresentou a “Messa di Gloria” do compositor italiano Giacomo Puccini, junto com o coral da FOSGO e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Em outubro apresentou um concerto com músicas da renascença, spirutals e músicas brasileiras, sob regência do maestro convidado Vinícius Carneiro. Encerra esta temporada com este concerto, apresentando “Magnificat” do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Peça de grande importância no cenário da música erudita.
A ORQUESTRA
Desde o início de suas atividades, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida nos grupos A, B e C, totalizando 150 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Tem realizado uma grande quantidade de concertos em Goiânia e sua região metropolitana, além de cidades como Anápolis, Ceres, Brasília, Goianésia, Cidade de Goiás, Caldas Novas, Pirenópolis, dentre outras. Em janeiro de 2006 realizou, com muito sucesso, um concerto na programação oficial do 28º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, como os maestros Emílio de César e Mark Cedel, a pianista Lucia Barrenechea e o violinistas Luciano Pontes, Ivan Quintana e Martin Tuksa. Sua programação de concertos é variada e inclui estréias regulares de novas composições, algumas delas dedicadas à própria orquestra. Em 2005 passou a contar com o suporte financeiro do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás através da Secretaria de Educação.
O MAESTRO
ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística e Bacharel em Clarineta pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta na Escola de Música de Brasília e também na Universidade de Brasília na classe do prof. Luiz Gonzaga Carneiro. Estudou regência com o Maestro Emílio de César por vários anos. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Além de clarinetista, foi também Regente Assistente da Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi o Regente Titular da Orquestra Jovem de Goiás, da Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia e da Banda Sinfônica do CEFET-GO. Como Maestro Convidado regeu a Orquestra Sinfônica da UNICAMP, e a Orquestra Sinfônica de Goiânia. Trabalhou como Assistente do Maestro Emílio de César no Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-CE de 1998 a 2004. Foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Goyazes de 1999 a 2003. Realizou estréias de obras de compositores como Estércio Márquez, Fernando Cupertino e Kjel Mork Karlsen. Foi Regente Adjunto da Orquestra Sinfônica de Goiânia de 2003 a 2005. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático, realizando séries de concertos em todo o Estado de Goiás. O trabalho realizado frente a esse grupo foi fator decisivo na elaboração e aprovação do Programa Bolsa Orquestra, que é um incentivo do Governo do Estado voltado para a formação de novos talentos, lançado em 2005 na Cidade de Goiás. É Mestrando em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Tem também colaborado com a Orquestra Sinfônica de Goiânia na direção de alguns concertos realizados na capital.
Realização: Governo de Goiás
Secretaria de Estado da Educação
Superintendência de Ensino Profissional - SUEP
Secretaria Municipal de Cultura
CEP em Artes Basileu França
Centro Livre de Artes
Centro Livre de Artes
Apoio: Programa Bolsa Orquestra
Um comentário:
Parabéns pel concerto de Natal,adorei!
Postar um comentário