28 de maio de 2012

XIV Concerto da Temporada 2012, com o solista Élider DiPaula

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (grupo principal A) realiza no dia 30 de Maio de 2012, às 20:30h, no Teatro Escola Basileu França, um concerto sinfônico dentro de sua Temporada de Concertos 2012. 
Os ingressos custam R$ 2,00 e estarão disponíveis no dia do espetáculo a partir das 14h, na Bilheteria do Teatro Escola.
Sob a batuta do maestro Eliseu Ferreira, o concerto terá a participação do pianista goiano Élider DiPaula como solista ao piano.
No programa, obras de compositores clássicos consagrados, além da primeira audição de uma obra de um compositor goiano. Rapsódia Goiana (em 1ª audição mundial) do jovem compositor goiano Juliano Lima Lucas abre o concerto. Trata-se de uma série de variações sobre o famoso tema de “Noites Goianas”. Em seguida, será executado, pela primeira vez em Goiás, o Concerto para a Mão Esquerda do grande compositor francês Maurice Ravel, tendo como solista o pianista Élider DiPaula. Na segunda parte do concerto a orquestra executará a Sinfonia nº 2 em Si Menor, do consagrado compositor russo Alexander Borodin.

O SOLISTA



ÉLIDER DIPAULA, pianista e compositor, nascido em Anápolis, em 1989, iniciou seus estudos musicais aos 6 anos de idade na Escola de Música de Anápolis, onde concluiu seu curso técnico de piano na classe da professora Viviane Fiaia, em 2003. Sob orientação de Laiana de Oliveira iniciou seus estudos de composição em 2005 e aprofundou, de 2008 a 2009, com Estércio Marquez Cunha. Élider já foi premiado em vários concursos de piano. Em 2008 foi um dos quinze pianistas selecionados para participar do "I Encontro de Pianistas em Paraty”, Rio de Janeiro. Atualmente é graduando no bacharelado em Piano da Universidade Federal de Goiás, na classe da professora Ana Flávia Frazão; onde a partir de 2010 surge como um dos idealizadores da Mostra de Música Contemporânea “Som de minuto” e um dos organizadores da 8ª edição do Encontro de Compositores Universitários. Em 2010 foi premiado, por concurso, pela CAPES/FIPSE para aperfeiçoamento/intercâmbio na Marshall University em West Virginia, Estados Unidos. Foi, dentre três convidados para tocar na masterclass exclusiva da pianista Barbara Nissman, um destaque para Marshall University no "West Virginia Music Teachers Association” em parceria com o “Music Teachers National Association”, realizado na James Madison University, Virginia. Sob orientação da pianista Leslie Petteys e do compositor Mark Zanter, recompilou suas composições, resultando em estréias mundiais nos Estados Unidos e se tornou membro da Society of Composers, Inc. Tem obras selecionadas sendo divulgadas e interpretadas na Rússia, Romênia, Espanha, França, Estados Unidos e Suiça. Recebeu orientações dos pianistas brasileiros: Daniel Tarquíneo, Carlos Costa, Luiz Medalha, Mauricy Martin, Lúcia Barrenechea, Glacy Antunes e Consuelo Quireze; e dos pianistas internacionais: Fany Solter (Alemanha), Sérgio Gallo (EUA), Sergei Dukatchev (Rússia), Pierre Feraux (Bulgária), Harsha Abeyaratne (Turquia), Viktor Chouchkov (Bulgária), Estela Caldi (Argentina), Ancuza Aprodu (França) e Nadezhda Eysmont (Rússia). Élider DiPaula atua como professor de piano e composição. É professor de piano no CEP Basileu França e fundador da Sociedade Catartístico.

O MAESTRO

ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis-GO, é graduado em Educação Artística e Clarineta pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Possui o mestrado em Regência Orquestral pela mesma instituição. Estudou clarineta com os professores Fernando Henrique Machado (EMB), Luiz Gonzaga Carneiro (UNB), José Nogueira Júnior (UFG) e José Alessandro (UFG). Foi aluno de canto dos professores Zuinglio Faustini e Angelo Dias em Goiânia. Estudou regência coral e orquestral com o Maestro Emílio de César por vários anos em Brasília. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Roberto Minczuk, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tomás Koutnik, Neil Thomson, Frank Shipway e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Assunção, no Paraguai e em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca. Desde 2006 tem frequentado os workshops de regência orquestral dos professores John Farrer e Neil Thomson em Londres, Inglaterra (Royal College of Music e Royal Academy of Music) e em Paris, França.

Atuou como regente fixo nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do CEFET-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia, dentre outros. Atuou como professor de Prática de Orquestra, Regência Orquestral e Regência Coral em alguns festivais de música no Brasil. Atuou como regente convidado em Goiás e São Paulo. Foi também Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Goyazes por dois períodos: entre 1999 e 2003 e entre 2008 e 2011. Com essa orquestra realizou uma grande quantidade de concertos em Goiás, trabalhando ao lado de renomados solistas nacionais e internacionais e também expoentes da nossa música popular. Em 2010 recebeu do Governo de Goiás o Diploma de Destaque Cultural do Ano, pelo trabalho realizado em prol da música clássica no Estado.

Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático e artístico, realizando séries de concertos na capital e em todo o Estado de Goiás, além de concertos no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2011, realizou frente à OSJG, uma turnê de 08 concertos na Espanha, com sucesso de público e crítica, tocando em salas importantes como o Palau de la Musica (Barcelona), Auditório Josep Carreras (Vila-Seca), Auditório Enric Granados (Lleida), Auditório de Girona e Auditório do Centro Cultural Caja Granada (Granada). Atua ainda como professor regular de Regência no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França. A partir de 2012 assume a direção artística da nova Orquestra Filarmônica de Goiás.



A ORQUESTRA
Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida nos grupos A, B, C e Grupo de Sopros e Percussão e Grupo Infantil, totalizando 180 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Realiza cerca de 40 concertos anuais em Goiânia e sua região metropolitana, além de várias cidades do interior do Estado de Goiás. Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, tais como Eudóxia de Barros, Lúcia Barrenechea, Emílio de César, Mark Cedel e Albrecht Breuninger. Realizou espetáculos em importantes salas de espetáculos do país tais como o Teatro Levino de Alcântara em Brasília (DF), o Teatro Coliseu em Santos (SP), o Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão (SP) e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Com o apoio da Endesa Cachoeira e do Governo de Goiás realizou, em outubro e novembro de 2011, uma turnê de 08 concertos na Espanha, com sucesso de público e crítica, tocando em salas importantes como o Palau de la Musica (Barcelona), Auditório Josep Carreras (Vila-Seca), Auditório Enric Granados (Lleida), Auditório de Girona e Auditório do Centro Cultural Caja Granada (Granada). O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás no ano de 2005. Esse programa consiste no repasse mensal de auxílio financeiro a integrantes das Orquestras A e B, objetivando fornecer aos mesmos as condições básicas para seu desenvolvimento profissional. Desde 2009 recebe o apoio da Endesa Cachoeira em alguns projetos e parcerias, levando concertos didáticos a diversas cidades do interior de Goiás, e também a outras cidades do Brasil.






Evento: XIV Concerto da Temporada 2012 da  Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Data: 30 de maio (quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Teatro Escola Basileu França
End.: Avenida Universitária nº. 1750. Setor Leste Universitário
Entrada: R$ 2,00 (Os ingressos estarão disponíveis no dia do espetáculo a partir das 14h, na Bilheteria do Teatro Escola)

Nenhum comentário: