7 de junho de 2011

IX Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás


Data: 14 de Junho de 2011 – Terça-Feira
Horário: 19:30h
Local: Teatro do SESI (ao lado do Clube Ferreira Pacheco, no Setor Santa Genoveva)
ENTRADA FRANCA (os ingressos estarão disponíveis no dia do espetáculo, na Bilheteria do teatro)


PROGRAMA

ARTURO MARQUEZ – Danzón N. 2

LEONARD BERNSTEIN – Abertura Candide

CARLOS GOMES – Abertura da Ópera Salvador Rosa

MAX BRUCH – Concerto nº 01 para Violino e Orquestra 

ALEXANDER BORODIN – Danças Polovitsianas, da ópera “Príncipe Igor”

Solista: Wneveri Johnson (Vencedor Concurso Jovens Solistas Eleazar de Carvalho – OSJG 2010)
Regentes: Eliseu Ferreira e Janio Matias

Release
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás apresenta na próxima terça-feira, dia 14 de Junho, às 19:30h no Teatro do SESI, o IX Concerto da Temporada 2011, inserindo neste evento o concerto de premiação do Concurso Jovens Solistas e Regentes Eleazar de Carvalho, promovido pela Fundação Eleazar de Carvalho e a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.
Sob direção do maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliseu Ferreira, e do maestro assistente Janio Matias, o concerto terá no programa obras de Carlos Gomes, Alexander Borodin, Leonard Bernstein, Arturo Marquez e o célebre "Concerto nº 1 para Violino e Orquestra" de Max Bruch interpretado pelo violinista goiano, vencedor do concurso Jovens Solistas e Regentes Eleazar de Carvalho, Wneveri Johnson.
A entrada é franca. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro no dia do espetáculo.
Realização: Governo de Goiás, Secretaria de Ciência e Tecnologia – SECTEC, Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.


O SOLISTA
WNEVERI JOHNSON é natural de Goiânia onde iniciou seus estudos de violino aos 16 anos com o professor Salmo Lopes. Atualmente cursa Bacharelado em violino na classe do prof. Alessandro Borgomanero. Esteve sobre orientação de grandes violinistas da atualidade em cursos e master-classes com professores como Martin Tuksa (Austria),James Alexander (EUA), Daniel Guedes, Albrecht Breuniger (Alemanha), Sergey Arutyunyan (Russia), Ino Mirkovic (Croácia), Alejandro Drago (Argentina), Betina Stegmann, Lyndon Taylor (EUA) e Cláudio Cruz (OSESP). Foi finalista do concurso "Geração Musical Furnas”,do 1º “Concurso Jovens Talentos da EMAC-UFG” e em 2010, vencedor do “Concurso Jovens Solistas e Regentes Eleazar de Carvalho”. Atualmente é professor de violino no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.

O MAESTRO
ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística, Bacharel em Clarineta e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta com o prof. Fernando Henrique Machado na Escola de Música de Brasília e com o saudoso prof. Luiz Gonzaga Carneiro na UNB. Estudou regência com o Maestro Emílio de César por vários anos. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Tomás Koutnik, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Atuou como regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do CEFET-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia. Atuou como professor de Prática de Orquestra, Regência Orquestral e Regência Coral em alguns festivais de música no Brasil. Em 2010 recebeu o Diploma de Destaque Cultural do Ano pelo trabalho realizado em prol da música clássica em Goiás. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático e artístico, realizando séries de concertos na capital e em todo o Estado de Goiás, além de concertos no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. É também regente da Orquestra de Câmara Goyazes desde o ano de 2008, grupo que já dirigiu também entre 1999 e 2003. Atua como professor regular de Regência no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.

A ORQUESTRA
Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida nos grupos A, B, C e Grupo de Sopros e Percussão, totalizando 170 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Realiza cerca de 40 concertos anuais em Goiânia e sua região metropolitana, além de várias cidades do interior do Estado de Goiás. Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, tais como Eudóxia
de Barros, Lúcia Barrenechea, Emílio de César, Mark Cedel e Albrecht Breuninger. Realizou espetáculos em importantes salas de espetáculos do país tais como o Teatro Levino de Alcântara em Brasília (DF), o Teatro Coliseu em Santos (SP), o Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão (SP) e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Sua programação de concertos é variada e inclui estréias regulares de novas composições, algumas delas dedicadas à própria orquestra. O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás no ano de 2005. Esse programa consiste no repasse mensal de auxílio financeiro a integrantes das Orquestras A e B, objetivando fornecer aos mesmos as condições básicas para seu desenvolvimento profissional. Em 2009 passou a contar com o patrocínio das empresas CELG (Centrais Elétricas de Goiás) e Endesa Cachoeira.



Contatos:
Maestro Eliseu Ferreira: 8426 5938.
Laiana de Oliveira: 8195 9089

Nenhum comentário: